Cores falam: o que você está dizendo?

Cores falam: o que você está dizendo?

       É isso mesmo! Você não leu errado… As cores falam. E muito. As cores constituem estímulos psicológicos para a sensibilidade humana, influindo no indivíduo, para gostar ou não de algo, para negar ou afirmar, para se abster ou agir. Muitas preferências sobre as cores se baseiam em associações ou experiências agradáveis tidas no passado, e portanto, torna-se difícil mudar a preferência sobre as mesmas. Ótimo. Muito bacana. Mas no que isso interfere quando o assunto é sandália? Em muita coisa! Quando escolhemos uma cor para usarmos, seja nos pés ou na roupa, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato, e que essa cor escolhida provocará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas. Antes de vermos toda a teoria, que tal fazermos um teste?  Esse teste é um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre a personalidade mediante suas preferências e rejeições à cores. Esta avaliação é situacional, portanto o resultado dependerá exclusivamente das suas opções. Seja sincero para que o resultado esteja de acordo com a sua situação real. Clique aqui para fazer o teste e, ao final, volte para terminar de ler a matéria! Olha só o que significam algumas das cores mais comuns em nosso dia-a-dia: Branco A palavra banco nos vem do germânico blank (brilhante).  Simboliza a luz, e nunca é considerado cor, pois de fato não é. Se para os orientais é a morte, o fim, o nada. Representa também, para nós ocidentais, os vestíbulo do fim, isto é, o medo ou representa um espaço (entrelinhas).

  • Associação material:  batismo, casamento, cisne, lírio, primeira comunhão, neve, nuvens em tempo claro, areia clara.
  • Associação afetiva:  ordem, simplicidade, limpeza, bem, pensamento, juventude, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modéstia, deleite, despertar, infância, alma, harmonia, estabilidade.

Preto Deriva do latim niger (escuro, preto, negro). Nós utilizamos o vocábulo “preto”, cuja etimologia é controvertida. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. É alegre quando combinado com certas cores. Às vezes tem conotação de nobreza, seriedade.

  • Associação material:  sujeira, sombra, enterro, noite, carvão, fumaça, condolência, morto, fim, coisas escondidas.
  • Associação afetiva:  mal, miséria, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor, intriga.

Cinza Do latim cinicia (cinza) ou do germânico (gris, cinza); nós utilizamos o termo de origem latina. Simboliza a posição intermediária entre a luz e a sombra. Não interfere junto as cores em geral.

  • Associação material:  pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade.
  • Associação afetiva: tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento,carência vital.

Vermelho Vermelho nos vem do latim vermículos (verme, inseto). Desta se extrai uma substância escarlate, o carmim, e chamamos a cor de carmesim [do árabe: qimezi (vermelho bem vivo ou escarlate)]. Simboliza uma cor de aproximação, de encontro.

  • Associação material: rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, ferida, rochas vermelhas, conquista, masculinidade.
  • Associações afetivas: dinamismo, força, baixeza, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, furor, esplendor, intensidade, paixão, vulgaridade, poderio, vigor, glória, calor, violência, dureza, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, alegria, comunicativa, extroversão.

Laranja Laranja origina-se do persa narang, através do árabe naranja. Simboliza o flamejar do fogo.

  • Associação material: outono, laranja, fogo, pôr do Sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez.
  • Associação afetiva: força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer, senso de humor.

Amarelo Amarelo deriva do latim amaryllis. Simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções.

  • Associação material: flores grandes, terra argilosa, palha, luz, topázio, verão, limão, chinês, calor de luz solar.
  • Associação afetiva: iluminação, conforto, alerta, gozo, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, adolescência, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa.

Verde Verde vem do latim viridis. Simboliza a faixa harmoniosa que se interpões entre o céu e o o Sol. Cor reservada e de paz repousante. Cor que oferece o  desencadeamento de paixões.

  • Associação material: umidade, frescor, diafanidade, primavera, bosque, águas claras, folhagem, tapete de jogos, mar, verão, planície, natureza.
  • Associação afetiva: adolescência, bem estar, paz, saúde, ideal, abundância, tranquilidade segurança, natureza, equilíbrio, esperança, serenidade, juventude, suavidade, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância, ciúme.

Azul Azul tem origem no árabe e no persa lázúrd, por lazaward (azul). É a cor do céu sem nuvens. Dá a sensação de movimento para o infinito.

  • Associação material: montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo, feminilidade, águas tranquilas.
  • Associação afetiva: espaço, viajem, verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, medição, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo.

Roxo Roxo nos vem do latim russes (vermelho-carregado). Cor que possui um forte poder microbicida.

  • Associação material: noite, janela, igreja, aurora, sonho, mar profundo.
  • Associação afetiva: fantasia, mistério, profundidade, eletricidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.

Marrom Marrom, do francês marron (castanho).

  • Associação material: terra, águas lamacentas, outono, doença, sensualidade, desconforto.
  • Associação afetiva: pesar, melancolia, resistência, vigor.

Bom, agora que você já tem uma ideia do que as cores significam, comece a pensar no chinelo que você vai comprar quando sair a nova coleção! E, se quiser, compartilhe conosco o resultado do seu teste!

by Jessica Sousa

Design Gráfico & Web, Fotografia e Marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *